terça-feira, agosto 09, 2011

Perdão, Reconciliaçao, Arrependimento


Discipulado
Perdão - Remissão de pena.

2 Co 5:18-19 – 18Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Deus nos Deus o ministério (serviço) da reconciliação, ou seja, nos temos o dever de reconciliar.
O ministério da reconciliação é o dever de todo aquele que se diz Cristão buscar a reconciliação, ou seja, tomar a iniciativa para trazer a reconciliação. Assim como Deus em Cristo tomou a iniciativa de trazer a reconciliação com o homem assim também nós devemos fazer o mesmo para com nosso irmão.

è Como devemos perdoar. Do íntimo

Mt 18:21-35 – 21Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. 24E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. 26Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. 27E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. 28Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. 29Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. 30Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. 31Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera. 32Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; 33não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? 34E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. 35Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

·         Denário moeda romana de prata = salário de um dia. Considerando que alguém receba diariamente R$ 20,00. Com salário de R$ 600,00
·         Um Talento = 6.000 mil denários.

10 mil talentos = 60 milhões de denário = R$ 1.200.000.000
100 denário = R$ 2.000,00
0,00016%

A questão aqui não é dinheiro mas o valor do perdão. Deus nos perdoou de algo infinitamente maior do que nós poderemos perdoar nossos irmãos. Porém temos que perdoar como ele nos perdoou.
Por isso devemos perdoar do íntimo, não importando valores humanos.

Modelo do perdão

Cl 3:13 – 13Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

Mt 6:14-15 – 14Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

O modelo do perdão é o modelo de Jesus. Nós devemos perdoar assim como o Senhor nos perdoou.
Se não perdoarmos não seremos perdoados, se queremos ser remidos de nossos pecados e perdoados por eles, temos que perdoar também. Pois quem não perdoa não é remido de seus pecados.

ð     Deus não aceita oferta de pessoas com o coração que retém o perdão.

Mt 5:23-24 – 23Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

Aquele que não perdoa Deus não aceita a oferta deste. Oferta de adoração, etc.

ð     Aquele que não perdoa está dando lugar para o diabo em sua vida.

Ef 4:26-27 – 26Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27nem deis lugar ao diabo.

2Co 10-11 – 10A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; 11para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.

ð     Aquele que não perdoa está sendo fonte de contaminação.

Hb 12:15 – 15atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loading