terça-feira, agosto 09, 2011

SANTIDADE


Discipulado
A IMPORTÂNCIA DA SANTIDADE PARA SALVAÇÃO
 Pe 1.15-16
15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 -  Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

- Quando aceitamos Jesus, Ele nos purifica, nos lava com seu sangue retirando o pecado que estava em nós, mas não é só isso Ele pede que desenvolvamos a nossa salvação.

Fp 2.12 - Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

- A santificação é um processo continuo de transformação, Deus trabalha na nossa alma que é definida como mente, vontade e emoção

O Significado de “Santo”.

Santo quer dizer “SEPARADO”.
Deus é separado de nós em dois sentidos:

1. Ele é o Criador, e nós, as criaturas. A natureza de Deus é diferente e superior à nossa. Este sentido da santidade se manifesta no fato que Deus criou o universo do nada.

2 Sm 2.2 - Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.

2. Ele é acima de todo pecado e maldade, e assim separado dos homens pecadores. Este sentido da santidade se manifesta no fato que Deus criou o homem com livre arbítrio, ou seja, com a capacidade de fazer escolhas morais.

- É no segundo sentido que ele nos convida a ser santos

Tg 1.21 - Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

A Santidade de Deus é revelada na Palavra Dele.

- A leitura da Palavra de Deus

Sl 119. 97 - Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!

- Temos que obedecer a sua palavra, pois qualquer desobediência aos mandamentos de Deus é ofensa contra a pessoa de Deus.
- Pecado é desobediência da lei divina. Qualquer pecado, o menor que seja nas opiniões de homens, é traição e ingratidão em relação ao nosso Criador.

1 João 3:4 - Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

- O amor de Deus exige a obediência aos mandamentos dele (João 14:15 - Se me amais, guardareis os meus mandamentos.)

Sl 119.11 - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Hb 4-12 - Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.


Se quisermos ter uma vida santa temos que nos despojar das coisas do mundo


- Paulo disse que devemos buscar as coisas lá do alto, não as que são da terra

Colossenses 3:1-4

1 - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 - Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 - porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4- Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

- Fazer nossa natureza humana morrer

Colossenses 3:5-11

5 - Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 - por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 7- Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 8 - Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 - Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 - e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 - no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

- Estamos aqui de passagem, como estrangeiros residentes em outro país que não são cidadãos dele. Em termos práticos, ele diz: “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma” (2 Pe 2.11). Moramos aqui, mas não devemos ser guiados ou controlados pelos costumes mundanos. Como herdeiros de Deus e “povo de propriedade exclusiva de Deus” (2 Pe 2.9). Paulo disse que a nossa pátria está nos céus (Fp 3.20), e Jesus disse que seus discípulos estão no mundo, mas não são do mundo (João 17.16-18 – 16 - Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 - Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.). 

- Jesus é modelo para uma vida cristã

1 Pe 1-14-16

14 - Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 - pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 - porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.


“Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela para que a santificasse...para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa,...santa e sem defeito” (Efésios 5:25-27).

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loading